Prêmio de Melhor Tese para Natanael Costa

A tese do Dr. Natanael C. Costa (UFRJ) investiga propriedades de sistemas de elétrons fortemente correlacionados, isto é, quando as interações eletrônicas são não desprezíveis.

A tese de Doutorado, intitulada “Numerical studies of charge ordering, magnetism and pairing” de autoria do Dr. Natanael Costa, desenvolveu técnicas teórico-computacionais para examinar os fundamentos do surgimento e competição entre magnetismo, supercondutividade.

A tese do Dr. Natanael C. Costa (UFRJ) investiga propriedades de sistemas de elétrons fortemente correlacionados, isto é, quando as interações eletrônicas são não desprezíveis. A tese, intitulada “Numerical studies of charge ordering, magnetism and pairing”, desenvolveu técnicas teórico-computacionais para examinar os fundamentos do surgimento e competição entre magnetismo, supercondutividade e ordenamento de carga em materiais, utilizando, em particular, técnicas de campo médio, de Monte Carlo quântico e de aprendizado de máquina (machine learning) em modelos quânticos simplificados. Dentre outras coisas, foram investigados (i) a competição entre magnetismo e supercondutividade em materiais tipo carbetos de boro; (ii) propriedades de ressonância magnética nuclear em materiais tipo férmions pesados; (iii) magnetismo e transporte eletrônico em sistemas com bandas não dispersivas; e (iv) competição entre ordenamento de carga e supercondutividade em compostos tipo dicalcogenetos de metais de transição. A tese apresenta discussões aprofundadas sobre esses temas, enquanto, ao mesmo tempo, abre perspectivas de novos trabalhos, principalmente relacionados a natureza de ordenamento de carga em sistemas quase bidimensionais.